$type=ticker$count=12$show=post$cols=4$cate=0$sn=0

La Niña pode trazer bom inverno para o Ceará em 2021

COMPARTILHAR:

 


Meteorologistas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam a consolidação do fenômeno La Niña, entre o centro e o leste do Oceano Pacífico. Isso significa que poderá haver um resfriamento das águas do Pacífico Equatorial (0,5°C ou menos) e, consequentemente, grandes chances de boas pluviometrias no Nordeste.

“É um bom indicativo para o início da quadra chuvosa”, ilustrou o meteorologista do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Inpe, Diego Jatobá. Ele aponta, ainda, que a La Niña vai influenciar também “as chuvas na pré-estação, no Ceará”. Apesar do tom de otimismo, ele ressalta, entretanto, ser “necessário frisar que é um fenômeno de rápida duração e de baixa intensidade”, e que pode se modificar até o fim do ano.

Já a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), do governo norte-americano, segue a mesma análise do Inpe, mas pondera que o fenômeno ainda está “com fraca intensidade”. Estudos do Inpe mostram que, até o momento, a La Ninã deve permanecer durante o verão no Hemisfério Sul (início do ano, no Ceará), e perder força a partir da segunda quinzena de março.

O meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Flaviano Fernandes, também considera que as chances de atuação da La Niña são boas. “Olhando para o quadro, agora, está muito favorável, mas vamos depender mais uma vez do Atlântico”, afirma. “Se o Atlântico Sul ficar mais quente do que o Norte, então teremos chuvas intensas, mas essa resposta só teremos em janeiro do próximo ano”, pondera.

O cenário se torna ainda mais favorável quando analisado outros fenômenos. Humberto Barbosa destaca o aspecto da Oscilação Decadal do Pacífico (ODP), que é um fenômeno climático de caráter cíclico que influencia diretamente as transformações climáticas da Terra, de longa duração, e que está negativa, ou seja, diminuição da temperatura das águas superficiais do Pacífico Equatorial, o que é bom para o Nordeste. “É um outro dado favorável à ocorrência de chuva dentro ou acima da média no semiárido nordestino, pois favorece a La Niña”.

Apesar do bom prognóstico, os institutos são uníssonos ao afirmarem ser preciso seguir o monitoramento para identificar a definição da temperatura das águas superficiais do Oceano Atlântico Tropical Sul. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), por sua vez, diz que divulgará as análises e previsões “próximo ao fim do ano”.

G1

Curta Nossa Página no Facebook e receba as notícias em primeira mão

Siga Nosso Instagram

Siga o Instagram Varjota
Nome

Açude Araras,37,Brasil,232,ceará,183,Curiosidade,7,Entretenimento,3339,famosos,3340,Futebol,4,Mundo,54,Noticias,6,Novelas,83,Patrocínio,1,Policia,15,Politica,21,Radio Varjota,3,regional,211,tv,4,Varjota,99,vídeo,3,
ltr
item
TV, Site Varjota Em Destaque e Rádio Varjota: La Niña pode trazer bom inverno para o Ceará em 2021
La Niña pode trazer bom inverno para o Ceará em 2021
https://1.bp.blogspot.com/-Aog6VPolBLI/X4mRkYsiO9I/AAAAAAADj1w/IbPUqyj1Qp0o25D_xQNf21hIkyuyN_xEwCLcBGAsYHQ/w400-h266/agricultor-1.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-Aog6VPolBLI/X4mRkYsiO9I/AAAAAAADj1w/IbPUqyj1Qp0o25D_xQNf21hIkyuyN_xEwCLcBGAsYHQ/s72-w400-c-h266/agricultor-1.jpg
TV, Site Varjota Em Destaque e Rádio Varjota
https://www.varjotaemdestaque.com/2020/10/la-nina-pode-trazer-bom-inverno-para-o.html
https://www.varjotaemdestaque.com/
https://www.varjotaemdestaque.com/
https://www.varjotaemdestaque.com/2020/10/la-nina-pode-trazer-bom-inverno-para-o.html
true
1155359983811472067
UTF-8
Todas as postagens carregadas Não foram encontradas mensagens VER TUDO Consulte Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por: Início PÁGINAS POSTAGENS Ver tudo POSTAGENS RELACIONADAS Categoria ARQUIVO SEARCH TODAS AS PUBLICAÇÕES Não foi encontrada nenhuma correspondência de postagem com sua solicitação Voltar início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Segue Para acessar essa matéria gratuitamente, siga as instruções abaixo: PASSO 1: Compartilhe no Facebook PASSO 2: Dentro do Facebook, clique no link que você compartilhou para abrir a matéria. Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar Tabela de Conteúdo