$type=ticker$count=12$show=post$cols=4$cate=0$sn=0

Globo tenta reduzir custos de equipes externas, mas vira alvo de queixas de funcionários

COMPARTILHAR:

Funcionários da Globo reclamam de mudanças em equipes de externa (foto: Montagem/TV Foco) Medida de contenção de custos adotada pela dire...

Funcionários da Globo reclamam de mudanças em equipes de externa (foto: Montagem/TV Foco)
Funcionários da Globo reclamam de mudanças em equipes de externa (foto: Montagem/TV Foco)

Medida de contenção de custos adotada pela diretoria da Globo não agradou aos funcionários da emissora, que reclamam da mudança

A Globo fez uma importante mudança nas equipes envolvidas em externas dos setores de Jornalismo e Esporte nesta terça (28). Antes numerosas, e sempre com o mínimo de três funcionários, as gravações passaram a ser feitas apenas com os repórteres e os seus respectivos cinegrafistas — nos bastidores, a mudança ganhou o nome de “kit light”.

Com a novidade, a emissora praticamente extinguiu a função de assistente, até então considerada básica para qualquer gravação feita fora das instalações do canal. Os assistentes atuavam principalmente na parte técnica das gravações, como áudio e iluminação, e também colaboravam com a segurança, evitando que pessoas hostis se aproximassem dos repórteres.

A mudança, feita para reduzir custos e minimizar o número de profissionais trabalhando em meio a pandemia do novo coronavírus, não foi bem recebida pelos colaboradores da Globo. Alguns deles dizem ter descoberto a notícia por meio da coluna do jornalista Flávio Ricco, do portal R7, na madrugada de domingo (26) para segunda (27).

Um dos funcionários mais revoltados com a nova determinação enviou um e-mail para a direção da Globo enumerando diversos pontos que inviabilizariam a nova estrutura das equipes. A reportagem do TV Foco teve acesso ao material e, a seguir, reproduzirá alguns trechos da mensagem.

William Bonner e Renata Vasconcellos são os principais nomes do Jornalismo da Globo (foto: Reprodução/TV Globo)
William Bonner e Renata Vasconcellos são os principais nomes do Jornalismo da Globo (foto: Reprodução/TV Globo)

“COMO VOCÊS SE SENTIRIAM?”

No primeiro parágrafo do e-mail, o funcionário (que terá a sua identidade preservada) diz que os colaboradores da Globo estão “sendo surpreendidos com mudanças, e que novamente foram os últimos a saber de situações que afetam diretamente o nosso emprego”.

Na sequência, há queixas sobre o novo modelo de câmera adquirido pela emissora, a Sony PXW-Z280. “A ergonomia não é boa, ela não tem lente intercambiável e não foi testada em situações típicas de rua. A falta de ergonomia afeta diretamente a qualidade do trabalho do cinegrafista, e a médio prazo pode acabar causando problemas para a sua postura”, alerta ele.

Sobre o corte do assistente de externas, o colaborador da Globo relembra os executivos da emissora de que a presença desta função nas equipes “evitou incontáveis casos que poderiam ter virado situações mais sérias” e cita que a extinção do cargo pode, inclusive, prejudicar os furos do Jornalismo do canal.

“Como um cinegrafista vai cuidar do tripé se ele tiver que fazer uma imagem com a câmera no ombro? No caso do motolink, a imagem do ex-presidente Michel Temer dentro do carro da polícia sendo levado preso para a PF não teria sido feita”, relembra o funcionário.

Por fim, ele encerrou sua mensagem com um apelo aos diretores da Globo. “Nós somos uma empresa de comunicação, e é justamente uma boa comunicação que está nos faltando nesse momento. As pessoas estão vindo trabalhar tensas, chegam e não sabem se irão terminar o dia ainda empregadas. Há relatos de pessoas com dificuldades para dormir”, revela.

“A cada corte que passa as pessoas que permanecem ficam com um misto de alívio e de tensão. Como vocês se se sentiriam tendo diariamente essa pressão na cabeça de vocês? É como se fosse uma ferida que sangrasse diariamente”, conclui.



source https://www.otvfoco.com.br/globo-tenta-reduzir-custos-mas-sofre-com-protestos/

Curta Nossa Página no Facebook e receba as notícias em primeira mão

Siga Nosso Instagram

Siga o Instagram Varjota
Nome

Açude Araras,37,Brasil,109,ceará,104,Curiosidade,7,Entretenimento,1797,famosos,1799,Futebol,4,Mundo,28,Noticias,6,Novelas,83,Patrocínio,1,Policia,15,Politica,21,rádio,1,regional,93,tv,2,Varjota,76,vídeo,3,
ltr
item
Varjota Em Destaque e Rádio Varjota: Globo tenta reduzir custos de equipes externas, mas vira alvo de queixas de funcionários
Globo tenta reduzir custos de equipes externas, mas vira alvo de queixas de funcionários
https://stcotvfoco.com.br/2019/07/Captura-de-Tela-2019-07-12-%C3%A0s-15.45.47.png
Varjota Em Destaque e Rádio Varjota
https://www.varjotaemdestaque.com/2020/07/globo-tenta-reduzir-custos-de-equipes.html
https://www.varjotaemdestaque.com/
https://www.varjotaemdestaque.com/
https://www.varjotaemdestaque.com/2020/07/globo-tenta-reduzir-custos-de-equipes.html
true
1155359983811472067
UTF-8
Todas as postagens carregadas Não foram encontradas mensagens VER TUDO Consulte Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por: Início PÁGINAS POSTAGENS Ver tudo POSTAGENS RELACIONADAS RÓTULO ARQUIVO SEARCH TODAS AS PUBLICAÇÕES Não foi encontrada nenhuma correspondência de postagem com sua solicitação Voltar início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Segue Para acessar essa matéria gratuitamente, siga as instruções abaixo: PASSO 1: Compartilhe no Facebook PASSO 2: Dentro do Facebook, clique no link que você compartilhou para abrir a matéria. Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar Tabela de Conteúdo