Patroci$type=three$hide=Varjota-post$show=entretenimento-post

Moradora de rua diagnosticada com Covid-19 nega acolhimento em Ribeirão Preto

OAB questiona protocolo de atendimento às pessoas em situação vulnerável. Secretaria de Assistência Social diz que oferece condições par...



OAB questiona protocolo de atendimento às pessoas em situação vulnerável. Secretaria de Assistência Social diz que oferece condições para isolamento, mas que não pode obrigar aceitação dele. 

Procurada desde quarta-feira (13) após ser diagnosticada com Covid-19, uma moradora de rua foi encontrada nesta terça-feira (19) em uma praça no Centro de Ribeirão Preto (SP), mas recusou o atendimento oferecido pela Prefeitura, segundo Laura Aguiar, coordenadora do Serviço de Acolhimento para Adulto e Família

. A mulher foi localizada pela Guarda Civil Municipal (GCM) e estava em contato com outros moradores de rua. Após ser abordada por uma equipe da Assistência Social, ela recebeu uma marmita distribuída por voluntários de uma ONG e almoçou na praça. 

Na segunda-feira (18), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) enviou um ofício para que a Prefeitura de Ribeirão Preto informe o protocolo de atendimento e isolamento de moradores de rua diagnosticados com a doença. 

Para a OAB, a moradora em questão não foi convencida a aceitar a proposta por despreparo da equipe envolvida no atendimento. 

A coordenadora do Serviço de Acolhimento diz que todas as medidas para tentar levar a mulher à Casa de Passagem foram tomadas, mas a Prefeitura não pode obrigá-la a fazer isolamento social. O Ministério Público será acionado. 


 Risco à saúde

 A moradora de rua procurou ajuda médica na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no domingo (10), quando fez o exame por suspeita de Covid-19. O resultado positivo foi divulgado na quarta-feira. Segundo a Prefeitura, no dia em que foi examinada, a mulher recusou internação. 

Como não tinha endereço fixo, ela passou a ser procurada pelas equipes responsáveis, de acordo com a Prefeitura. 

Na manhã desta ter??a-feira, após ser comunicado pela GCM, o Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) esteve na Praça das Bandeiras, no Centro, para informá-la sobre a situação e os riscos de transmissão da doença a outras pessoas. 

Desde a chegada do novo coronavírus à Ribeirão Preto, a Secretaria de Assistência Social criou um protocolo de atendimento à população de rua. Nos casos em que há diagnóstico ou sintomas da doença, as pessoas são levadas à Casa de Passagem, onde podem ficar isoladas. 

“Eu ofereci o serviço, falei que a Secretaria e a Prefeitura tinham disponibilizado um local para que ela possa ficar isolada, expliquei, mas ela disse que não está doente. Eu disse a ela que essa pandemia se alastra com facilidade, ela pega com facilidade e que ela precisaria ficar um prazo isolada, por segurança dela e das outras pessoas”, diz Isaías Cruz de Oliveira. 

Ainda segundo Oliveira, a moradora de rua é conhecida da equipe. “Ela parecia que ia aceitar, mas depois ela falou que não ia aceitar mais, que ela não ia largar o companheiro dela. A gente faz uma abordagem e não tira coercitivamente ninguém da rua”, afirma. 

Segundo a coordenadora Laura Aguiar, o Ministério Público será acionado para tomar medidas que possam ajudar a evitar que a paciente possa infectar outras pessoas. 

Laura afirma que a equipe que fez a abordagem está habituada ao manejo de pessoas em situação de rua, mas nem o vínculo já estabelecido entre a mulher e os profissionais foi capaz de fazê-la mudar de ideia.

 “A gente não pode dizer que houve falta de profissionalismo da equipe na intervenção feita. Todos os nossos protocolos serão disponibilizados tanto para a OAB quanto para qualquer outra pessoa que quiser ter acesso.” 

O diretor da OAB, Ricardo Sobral, diz que a equipe deve ser composta por profissionais capacitados a convencer a mulher de que o melhor para ela é receber atendimento assistido.

 “Não há a disponibilização de uma equipe multidisciplinar. Não adianta trancar uma pessoa num quarto, e não ter um psicólogo, sem explicar o que está acontecendo. Por isso que essas pessoas em extrema vulnerabilidade social precisam de uma rede de atenção. E é essa rede que não está tendo em Ribeirão”, afirma. 

G1

Comentários

Nome

Brasil,30,ceará,5,culinária,1,Curiosidade,4,Entretenimento,214,esporte,4,famosos,217,Futebol,6,Mundo,8,Noticias,7,Novelas,26,Patrocínio,1,Policia,7,Politica,16,rádio,1,regional,6,tv,1,Varjota,21,vídeo,3,
ltr
item
Em Destaque, Notícias e Entretenimento: Moradora de rua diagnosticada com Covid-19 nega acolhimento em Ribeirão Preto
Moradora de rua diagnosticada com Covid-19 nega acolhimento em Ribeirão Preto
https://s2.glbimg.com/LuI-GZBdaQcd2xwn9FxPNuTikfc=/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/R/6/7w5EwvRFmXngSCpOU3yA/paciente-rp.jpg
Em Destaque, Notícias e Entretenimento
https://www.varjotaemdestaque.com/2020/05/moradora-de-rua-diagnosticada-com-covid.html
https://www.varjotaemdestaque.com/
https://www.varjotaemdestaque.com/
https://www.varjotaemdestaque.com/2020/05/moradora-de-rua-diagnosticada-com-covid.html
true
1155359983811472067
UTF-8
Todas as postagens carregadas Não foram encontradas mensagens Ver mais Notícia completa aqui Resposta Cancelar resposta Delete Por: Início Páginas Postagens Ver tudo Postagens relacionadas Categoria Arquivo Procurar Todas as postagens Não foi encontrada nenhuma correspondência de postagem com sua solicitação Voltar início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Segue Para acessar essa matéria gratuitamente, siga as instruções abaixo: PASSO 1: Compartilhe no Facebook PASSO 2: Dentro do Facebook, clique no link que você compartilhou para abrir a matéria. Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar Resumo
// //