Suspeitos de exploração sexual de crianças e adolescentes são alvos de operação internacional no Ceará


05/09/2019

Image
 
 
 
A Polícia Civil do Ceará cumpre, na manha desta quarta-feira (4), dois mandados de prisão e três de busca e apreensão contra suspeitos de abusar e explorar sexualmente crianças e adolescentes pela internet.
Ao todo, 105 mandados estão sendo cumpridos em 14 estados do Brasil e em mais seis países. Esta é a 5ª fase da operação Luz na Infância. A quarta fase foi realizada em março deste ano.
No Ceará, os mandados que estão sendo cumpridos nesta manhã foram identificados a partir de informações coletadas em ambientes virtuais. A Polícia Civil do Estado informou que há "indícios suficientes de autoria e materialidade delitiva". O número de presos ainda não foi divulgado pelo órgão.
Operação nacional
No Brasil, a coordenação da quinta fase da ação é realizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e envolve 656 policiais civis e federais. Nesta fase, foram analisados 312 mil arquivos, com um volume total de dados de 3,8 terabytes – o equivalente a 3.800 gigabytes.
A operação também conta com o apoio da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, por meio da Adidância da Polícia de Imigração e Alfândega em Brasília (US Immigration and Customs Enforcement-ICE), que ofereceu cursos e capacitações para as cinco fases da operação.
A força-tarefa apura crimes de pornografia infantil e de exploração sexual contra crianças e adolescentes. As ações são coordenadas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.
 
 
O POVO