Barragem em Ubajara: Açude deve escoar 50% do volume com novo sangradouro

Desde o último sábado, cerca de 513 famílias que vivem nas proximidades da barragem estão sendo retiradas do local em caráter preventivo, ...

Desde o último sábado, cerca de 513 famílias que vivem nas proximidades da barragem estão sendo retiradas do local em caráter preventivo, após alerta da Prefeitura de Ubajara sobre risco de rompimento da barragem. O número corresponde a cerca de 3 mil pessoas. Parte delas buscou abrigo em casas de parentes, outra foi transferida para o Santuário da Mãe Rainha, no Bairro São Sebastião. Lá, as famílias recebem assistência da prefeitura e de voluntários.



O volume escoado do açude nesta terça não deve atingir as casas nas comunidades do entorno, mas vai aumentar o aporte do Rio Jaburu e deixar as águas mais barrentas, segundo o engenheiro de barragem da ANA que está no local, Rogério Menescal. 

“Essa solução encontrada é pra fazer de forma bem controlada, pra que não haja nenhum impacto. Encontramos um local com boa resistência do solo pra justamente fazer uma soltura de forma progressiva”, explicou.

Evacuação

De acordo com Renê Vasconcelos, prefeito de Ubajara, por se tratar do “dia mais crítico”, todas as famílias devem estar fora das áreas de risco no momento da abertura do novo sangradouro. “Como o volume que vai sair é grande, é justamente nesse momento que a gente precisa que as pessoas estejam fora de suas casas”, reforçou. 

Defesa Civil, assistentes sociais e psicólogos seguem com o processo de retirada dos moradores. Vasconcelos afirmou que, se necessário, alguns podem ser evacuados com ajuda de forças policiais.

“A ANA pegou um mapa atualizado das comunidades e o nível de risco. Algumas têm que ser evacuadas imediatamente e obrigatoriamente. Outras têm equipes de plantão de sobreaviso. O mapa direciona o trabalho da Defesa Civil, voluntários e da prefeitura, pra saber quais comunidades precisam ser evacuadas e conduzidas, até contra sua vontade, e quais não precisam, mas precisa de uma equipe de transporte, assistentes sociais e psicólogos prontos pra fazer, caso seja necessário. A gente tá fazendo por meio de protocolo legal”, justificou.

Ainda segundo o prefeito, o novo sangradouro só será aberto após a verificação de que todas as famílias foram retiradas das áreas em risco.

“A gente só vai abrir o sangradouro auxiliar em definitivo quando tiver certeza que todas as pessoas da área de risco estejam evacuadas”, reforçou.
Nome

Bizarro,3,Brasil,259,Ceara,881,Curiosidade,1,Entretenimento,59,Futebol,6,Mundo,90,Noticias,11,Novelas,9,Policia,69,Politica,3,Regional,2096,Sem categoria,1,TV,6,Varjota,590,
ltr
item
Varjota em Destaque Notícias e Rádio Varjota, Mais Forró: Barragem em Ubajara: Açude deve escoar 50% do volume com novo sangradouro
Barragem em Ubajara: Açude deve escoar 50% do volume com novo sangradouro
https://3.bp.blogspot.com/-JSZ3lG-Qce4/XJC4jIU9KWI/AAAAAAABC04/XaH6pjIbMZcAC_b9VuzbLksaEXV5vWxtwCLcBGAs/s640/2.jpeg
https://3.bp.blogspot.com/-JSZ3lG-Qce4/XJC4jIU9KWI/AAAAAAABC04/XaH6pjIbMZcAC_b9VuzbLksaEXV5vWxtwCLcBGAs/s72-c/2.jpeg
Varjota em Destaque Notícias e Rádio Varjota, Mais Forró
https://www.varjotaemdestaque.com/2019/03/barragem-em-ubajara-acude-deve-escoar.html
https://www.varjotaemdestaque.com/
https://www.varjotaemdestaque.com/
https://www.varjotaemdestaque.com/2019/03/barragem-em-ubajara-acude-deve-escoar.html
true
1155359983811472067
UTF-8
Todas as postagens carregadas Não foram encontradas postagens VER TUDO Continue lendo Resposta Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTAGENS Ver tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ RÓTULO ARQUIVO PROCURAR TODAS AS PUBLICAÇÕES Não foi encontrada nenhuma correspondência de postagem com sua solicitação Voltar ao início do portal Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Segue ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe. PASSO 2: clique no link que você compartilhou para desbloquear Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar