Dez dias antes de acabar, janeiro já é o mais chuvoso desde 2016

Com as chuvas no último fim de semana, o Estado já superou o volume esperado para todo o mês de janeiro, sendo o mais chuvoso desde 2016, qu...

Com as chuvas no último fim de semana, o Estado já superou o volume esperado para todo o mês de janeiro, sendo o mais chuvoso desde 2016, quando foi anotada marca de 191,8 mm. Segundo dados parciais da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), atualizados às 19h de ontem, o volume acumulado neste ano no Estado já é de 106,3 mm, o que representa 7,6% a mais que a média histórica para para o mês (98,7 mm).



Nos janeiros dos últimos dois anos, a situação das chuvas foi mais crítica e parecidas. Em 2018, foi verificado volume de 68,1 mm, e, em 2017, foi anotada marca de 68,3 mm. Os valores são, respectivamente, 31% e 30,8% abaixo do esperado.

Entre as 7h do último sábado, 19, e as 7h de ontem, foi registrada chuva em 53 municípios cearenses. Dos 84 pontos informados, as precipitações ocorreram em 76 deles, de acordo com a Funceme. A chuva mais intensa foi percebida em Jaguaruana, no Vale do Jaguaribe, com 137,4 mm. Essa é a maior chuva do ano no município até então.

A segunda maior marca foi percebida em Jati, distante 529,1 km de Fortaleza, com 68 mm. Logo em seguida, aparecem Porteiras, com 66 mm, e Maracanaú, com 61 mm, registrados.

Em relação às oito macrorregiões do Estado, três ainda não atingiram a média histórica para o mês. A situação mais crítica é a do Cariri, que tem acumulado de 80 mm, valor 45,8% abaixo do esperado (147,7 mm). As regiões da Ibiapaba e do Sertão Central e Inhamuns possuem desvio negativo de 2,6% e 3,4%, respectivamente.

Em melhores condições, estão as regiões do Litoral de Fortaleza, Maciço de Baturité e Jaguaribara, com 67,7%, 56,8% e 54,5%, respectivamente, acima do esperado. Os dados da Funceme são preliminares e podem mudar até o fim do mês.

Durante o último sábado, Fortaleza teve sua maior chuva neste ano, com registro de 105 mm. Essa também foi a maior precipitação do Estado naquele dia. Ontem, contudo, a Capital não aparece no boletim da Funceme.

Ainda conforme a Fundação, a nebulosidade no litoral está associada,  principalmente, à proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) à costa norte do Nordeste.

Na última sexta-feira, a Funceme divulgou o prognóstico para os primeiros três meses da quadra chuvosa de 2019. Segundo a instituição, o próximo trimestre no Ceará tem 40% de chances de ter chuvas em torno do média.

A previsão do tempo para hoje é de nebulosidade variável com eventos de chuva no Litoral, no Maciço de Baturité, na região Jaguaribana, na Ibiapaba e no Sertão Central. Nas demais regiões, há possibilidade de chuva. Amanhã, o indicativo da Funceme é de nebulosidade variável com possibilidade de chuva no Litoral. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado.

Chuva

O prognóstico da Funceme aponta diminuição de precipitações a partir de abril. Em relação ao El Niño, a instituição informou que o fenômeno não deve atuar de maneira significativa.

Informações O Povo
Entretenimento em tempo real Futebol transmissão na internet Assista ao vivo Fofocas TV famosos Vídeos virais Mulheres gatas
Nome

Bizarro,3,Brasil,259,Ceara,888,Curiosidade,1,Entretenimento,59,Futebol,6,Mundo,90,Noticias,11,Novelas,9,Policia,75,Politica,3,Regional,2104,Sem categoria,1,TV,6,Varjota,590,
ltr
item
Varjota em Destaque Notícias e Rádio Varjota, Mais Forró: Dez dias antes de acabar, janeiro já é o mais chuvoso desde 2016
Dez dias antes de acabar, janeiro já é o mais chuvoso desde 2016
https://agregadordeconteudo.files.wordpress.com/2019/01/9e132-1.jpg
Varjota em Destaque Notícias e Rádio Varjota, Mais Forró
https://www.varjotaemdestaque.com/2019/01/dez-dias-antes-de-acabar-janeiro-ja-e-o_21.html
https://www.varjotaemdestaque.com/
https://www.varjotaemdestaque.com/
https://www.varjotaemdestaque.com/2019/01/dez-dias-antes-de-acabar-janeiro-ja-e-o_21.html
true
1155359983811472067
UTF-8
Todas as postagens carregadas Não foram encontradas postagens VER TUDO Continue lendo Resposta Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTAGENS Ver tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ RÓTULO ARQUIVO PROCURAR TODAS AS PUBLICAÇÕES Não foi encontrada nenhuma correspondência de postagem com sua solicitação Voltar ao início do portal Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Segue ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe. PASSO 2: clique no link que você compartilhou para desbloquear Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar