Capital Fortaleza registra menor número de homicídios em 5 anos

Este mês de janeiro, marcado na Segurança Pública do Ceará pela maior série de ataques criminosos contra o Estado na história, também aprese...

Este mês de janeiro, marcado na Segurança Pública do Ceará pela maior série de ataques criminosos contra o Estado na história, também apresenta outro fenômeno raro: uma redução drástica no número de homicídios. Em Fortaleza, a queda foi ainda maior e o quantitativo de mortes é o menor nos últimos cinco anos.




Conforme dados obtidos pelo Sistema Verdes Mares, 41 pessoas foram vítimas de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) – homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte – na Capital, entre 1º e 25 de janeiro de 2019. No Estado, foram 156 mortes. As médias diárias são de 1,64 e 6,24 crimes, respectivamente.

Em comparação com igual período de 2018, com 125 mortes violentas na Capital, o índice reduziu 67,2%. Em todo o território cearense, 381 pessoas foram assassinadas nos 25 primeiros dias do ano passado, o que representa uma queda menor: 59%. As médias diárias eram de 5 e 15,24 crimes, respectivamente.

Trégua

Especialistas ouvidos pela reportagem apontam relação entre a série de ataques e a diminuição de CVLIs. Do dia 2 de janeiro deste ano até ontem, foram contabilizadas 257 ações contra o Estado ou a propriedade privada, entre tiroteios, incêndios e explosões. “Isto comprova que quase 90% dos homicídios são ligados às facções criminosas, na disputa por território. Na hora em que as facções reataram a ‘paz’, de forma volátil, para combater o Estado, os homicídios caem. O segundo aspecto é que a cidade recebeu uma comitiva de policiais muito grande e há uma operação integrada das Forças de Segurança jamais vista no Ceará”, analisa o coordenador do Fórum de Segurança Pública da Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Ceará (OAB-CE) e professor da Universidade de Fortaleza (Unifor), advogado Laécio Noronha Xavier.

“No dia 2 de janeiro, todas as três facções que atuam aqui, Comando Vermelho (CV), Primeiro Comando da Capital (PCC) e Guardiões do Estado (GDE), declararam uma trégua entre si. Com isso, o número de homicídios caiu vertiginosamente. Claro que também o fato de a Força Nacional estar aqui colaborou um pouco”, corrobora o pesquisador da área de Segurança Pública e professor da Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Ceará (Caen/UFC), José Raimundo Carvalho.

Os números de mortes violentas durante a trégua entre as facções registrada em 2019 são ainda menores que em 2016, quando o Ceará vivenciou um acordo de paz entre as organizações criminosas. Nos 25 primeiros dias daquele ano, 84 pessoas foram assassinadas no Estado. No comparativo entre os dois anos, o último período apresenta uma redução de 51,1%. Questionada, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) não se posicionou até o fechamento desta matéria.
Sem sangue

A diminuição dos CVLIs resultou em sete dias, deste mês de janeiro, sem registros de mortes, em Fortaleza. Outros oito dias apresentaram apenas um assassinato. O dia mais violento, até 25 de janeiro, teve seis homicídios.
Conforme a SSPDS, a atuação constante dos efetivos nas ruas e as operações de Inteligência justificam a redução nos crimes. A Pasta informou que o número de capturas referente apenas aos suspeitos que tiveram relação com os ataques já passou de 461 até a manhã de ontem.

Diario do Nordeste
Entretenimento em tempo real Futebol transmissão na internet Assista ao vivo Fofocas TV famosos Vídeos virais Mulheres gatas
Nome

Bizarro,3,Brasil,259,Ceara,888,Curiosidade,1,Entretenimento,59,Futebol,6,Mundo,90,Noticias,11,Novelas,9,Policia,75,Politica,3,Regional,2104,Sem categoria,1,TV,6,Varjota,590,
ltr
item
Varjota em Destaque Notícias e Rádio Varjota, Mais Forró: Capital Fortaleza registra menor número de homicídios em 5 anos
Capital Fortaleza registra menor número de homicídios em 5 anos
https://agregadordeconteudo.files.wordpress.com/2019/01/b8c1f-2.jpg
Varjota em Destaque Notícias e Rádio Varjota, Mais Forró
https://www.varjotaemdestaque.com/2019/01/capital-fortaleza-registra-menor-numero_29.html
https://www.varjotaemdestaque.com/
https://www.varjotaemdestaque.com/
https://www.varjotaemdestaque.com/2019/01/capital-fortaleza-registra-menor-numero_29.html
true
1155359983811472067
UTF-8
Todas as postagens carregadas Não foram encontradas postagens VER TUDO Continue lendo Resposta Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTAGENS Ver tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ RÓTULO ARQUIVO PROCURAR TODAS AS PUBLICAÇÕES Não foi encontrada nenhuma correspondência de postagem com sua solicitação Voltar ao início do portal Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Segue ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe. PASSO 2: clique no link que você compartilhou para desbloquear Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar