Esqueletos humanos de 5.880 anos são achados ao lado de obra

Hipótese dos pesquisadores é de que local fosse usado para ritos funerários. Dois esqueletos humanos de 5.880 anos foram achados ao lado da ...

Hipótese dos pesquisadores é de que local fosse usado para ritos funerários.
Dois esqueletos humanos de 5.880 anos foram achados ao lado da obra de duplicação da BR-470, em Ilhota, no Vale do Itajaí. As escavações arqueológicas ocorreram em maio deste ano. As ossadas foram datadas em um laboratório dos Estados Unidos e informadas aos pesquisadores catarinenses há cerca de duas semanas.

 



De acordo com o arqueólogo Valdir Luiz Schwengber, que coordena a pesquisa, o local, chamado de Sambaqui Ilhota 2, era uma ilha no meio de uma laguna.
Conforme Schwengber, os sambaquis são locais do litoral brasileiro que tiveram ocupação humana no período pré-colonial. Em Santa Catarina, são formados por camadas de conchas, sedimentos e restos de fogueiras, em ambientes lagunares, baías e ilhas.
Os esqueletos foram encontrados a cerca de 60 centímetros de profundidade e encaminhados para o laboratório Beta Analytics, que fica na Flórida, nos Estados Unidos, onde foram datados.
Conforme Schwengber, como o local é isolado e não tem água potável, a hipótese é de que tenha sido utilizado para cerimônias e ritos funerários, o que explicaria esses dois sepultamentos.
Vestígios da fauna no local ajudam os especialistas a compreender as estratégias de sobrevivência dos grupos que habitaram a região.
“Dados coletados no local apontam que tinham uma dieta de peixes, como bagre, miraguaia, o sargo-de-dente, robalo e corvina. O pequeno tamanho dos peixes indica que a base alimentar estava na pesca de peixes juvenis presentes nas águas rasas”, completou.
Agora, a área está cercada e sinalizada para que possa se tornar um espaço educativo. Os esqueletos estão no laboratório da empresa responsável pelo trabalho. “A pesquisa prossegue, estamos tentando identificar alimentação, doenças, sexo e idade dessas pessoas e do que morreram”, afirmou.
A pesquisa é conduzida por uma empresa de Tubarão, no Sul do estado, credenciada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Fonte: G1 SC
Entretenimento em tempo real Futebol transmissão na internet Assista ao vivo Fofocas TV famosos Vídeos virais Mulheres gatas
Nome

Bizarro,3,Brasil,259,Ceara,888,Curiosidade,1,Entretenimento,59,Futebol,6,Mundo,90,Noticias,11,Novelas,9,Policia,75,Politica,3,Regional,2104,Sem categoria,1,TV,6,Varjota,590,
ltr
item
Varjota em Destaque Notícias e Rádio Varjota, Mais Forró: Esqueletos humanos de 5.880 anos são achados ao lado de obra
Esqueletos humanos de 5.880 anos são achados ao lado de obra
https://agregadordeconteudo.files.wordpress.com/2018/09/70e08-ilhota5.jpg
Varjota em Destaque Notícias e Rádio Varjota, Mais Forró
https://www.varjotaemdestaque.com/2018/09/esqueletos-humanos-de-5880-anos-sao.html
https://www.varjotaemdestaque.com/
https://www.varjotaemdestaque.com/
https://www.varjotaemdestaque.com/2018/09/esqueletos-humanos-de-5880-anos-sao.html
true
1155359983811472067
UTF-8
Todas as postagens carregadas Não foram encontradas postagens VER TUDO Continue lendo Resposta Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTAGENS Ver tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ RÓTULO ARQUIVO PROCURAR TODAS AS PUBLICAÇÕES Não foi encontrada nenhuma correspondência de postagem com sua solicitação Voltar ao início do portal Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Segue ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe. PASSO 2: clique no link que você compartilhou para desbloquear Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar