Chuvas fora de época é até oito vezes a mais em julho no Ceará

O volume de chuvas em julho ultrapassou a média em 12 macrorregiões do Ceará. Em Umari, no Cariri cearense, em dois dias choveu oito v...


O volume de chuvas em julho ultrapassou a média em 12 macrorregiões do Ceará. Em Umari, no Cariri cearense, em dois dias choveu oito vezes mais do que o esperado para todo o mês, de acordo com dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). 


O volume esperado para todo o mês na cidade é de 12,6 milímetros, e o município recebeu 105,8 milímetros. 

As chuvas registradas em todo o Ceará neste período são conhecidas como chuvas da pós estação. O período mais chuvoso no Ceará ocorre entre fevereiro e maio. 

Ainda de acordo com a Fundação, essas chuvas se caracterizam por ocorrerem devido a um fenômeno meteorológico chamado ondas de leste. “Esse fenômeno provoca chuvas no leste e no nordeste; em Recife, Natal, João Pessoa, e eventualmente consegue atingir o Ceará”, diz o meteorologista Davi Ferran. 

Em Maracanaú, Região Metropolitana de Fortaleza, choveu 155.2 milímetros este mês, volume quase quatro vezes maior do que a média, 39.9 milímetros. 

Já em Fortaleza, o volume de chuvas foi duas vezes maior do que o esperado. Choveu 144.9 milímetros de sábado (7) até esta terça-feira (10). A média de chuvas na capital cearense para todo o mês de julho é de 59.3 milímetros. Com a precipitação, várias ruas ficaram alagadas na manhã desta terça. 

Conforme a Funceme, a previsão de chuva para o restante da semana em Fortaleza é de nebulosidade variável, com eventos de chuva. 

As chuvas de julho também ultrapassaram a média nos municípios de Eusébio, Caucaia, Aquiraz, Itaitinga, Trairi, São Gonçalo do Amarante, Paracuru, Paraipaba e Pacatuba, segundo dados da Funceme. 

Com as chuvas fora de época, cinco açudes de pequeno porte sangraram no Ceará desde o fim de semana. Os reservatórios mais beneficiados com o aumento de volume de água ficam na região metropolitana e região Norte do estado. 

Os maiores reservatórios do estado, no entanto, tiveram volume praticamente estável nos últimos dias. O Castanhão teve um leve aumento, passando de 7,69% para 7,79% da capacidade, e o Orós, segundo maior açude do Ceará, tem 9% do volume máximo. 

Atualmente, 21 dos 154 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) têm volume acima de 90% da capacidade; outros 84 reservatórios têm menos de 30% da capacidade. 
G1
Entretenimento em tempo real Notícias da hora Futebol transmissão na internet Assista ao vivo Fofocas TV famosos Vídeos virais Mulheres gatas
Nome

Bizarro,3,Brasil,259,Ceara,883,Curiosidade,1,Entretenimento,59,Futebol,6,Mundo,90,Noticias,11,Novelas,9,Policia,69,Politica,3,Regional,2102,Sem categoria,1,TV,6,Varjota,590,
ltr
item
Varjota em Destaque Notícias e Rádio Varjota, Mais Forró: Chuvas fora de época é até oito vezes a mais em julho no Ceará
Chuvas fora de época é até oito vezes a mais em julho no Ceará
https://2.bp.blogspot.com/-XwJWBuiDrno/W0XxIwSO8SI/AAAAAAABHiI/SuKx1Z2DMwY2bomuqibOjxNmJyJophdDwCLcBGAs/s640/alaga.png
https://2.bp.blogspot.com/-XwJWBuiDrno/W0XxIwSO8SI/AAAAAAABHiI/SuKx1Z2DMwY2bomuqibOjxNmJyJophdDwCLcBGAs/s72-c/alaga.png
Varjota em Destaque Notícias e Rádio Varjota, Mais Forró
https://www.varjotaemdestaque.com/2018/07/chuvas-fora-de-epoca-e-ate-oito-vezes.html
https://www.varjotaemdestaque.com/
https://www.varjotaemdestaque.com/
https://www.varjotaemdestaque.com/2018/07/chuvas-fora-de-epoca-e-ate-oito-vezes.html
true
1155359983811472067
UTF-8
Todas as postagens carregadas Não foram encontradas postagens VER TUDO Continue lendo Resposta Cancelar resposta Delete Por Início PÁGINAS POSTAGENS Ver tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ RÓTULO ARQUIVO PROCURAR TODAS AS PUBLICAÇÕES Não foi encontrada nenhuma correspondência de postagem com sua solicitação Voltar ao início do portal Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Segue ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe. PASSO 2: clique no link que você compartilhou para desbloquear Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar