$type=ticker$count=12$show=post$cols=4$cate=0$sn=0

Maior adutora do Ceará que liga o Açude Araras a outros municípios volta a vazar

Ipu. A maior Adutora de Montagem Rápida (AMR) instalada no Estado, com 156 quilômetros de extensão, voltou a apresentar problemas.  A e...

Ipu. A maior Adutora de Montagem Rápida (AMR) instalada no Estado, com 156 quilômetros de extensão, voltou a apresentar problemas. 


A extensa rede de dutos liga o Açude Araras, na zona rural de Varjota, no Norte do Ceará, às cidades de Nova Russas e Crateús, no Sertão dos Inhamuns. Dessa vez o vazamento ocorreu na zona rural de Ipu, na região serrana da Ibiapaba. Quem passava pela CE-257, no começo desta semana, podia observar a água jorrando do duto nas proximidades da entrada para a localidade de Flores.

Desperdício

O desperdício de água tem sido constante desde quando começou a funcionar com capacidade máxima, no início de março de 2015. Foram investidos R$ 82 milhões no sua montagem. A rede conta com quatro estações elevatórias de bombeamento e vazão de 205 litros por segundo, o equivalente a 738 metros cúbicos por hora. No total, mais de 110 mil habitantes, dessas duas cidades, estão sendo beneficiados por meio da adutora.

Segundo a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), responsável pela manutenção de rede de dutos, o equipamento instalado emergencialmente apresenta constantes rupturas em razão da sua dimensão, devido à elevada pressão necessária para conduzir a água por esse extenso caminho, que percorre sete cidades, indo de Varjota até Crateús. Tão logo tomam conhecimento, as equipes da Companhia realizam os reparos. Este último foi concluído na quarta-feira passada.

No início do mês, outro vazamento levou um pequeno açude da localidade de Sacramento, na zona rural de Iporanga, a sangrar. O diretor da Cagece em Crateús, Dalmo Barreto, foi comunicado do fato. Na ocasião ele confirmou os problemas.

Orientação

A Cagece orienta a população a entrar em contato com a Companhia sempre que houver qualquer ocorrência relacionada à adutora. Os canais disponíveis são a Central de Atendimento, por meio do telefone 0800 275 0195, o aplicativo Cagece Mobile, disponível para Android e iOS ou por meio do chat online, no seu portal virtual.

Com capacidade para 859,3 milhões de metros cúbicos, atualmente o Araras está com 6,99% do seu volume. O Carnaubal, reservatório público de Crateús, atingiu seu volume morto em dezembro de 2014. Um ano antes já apresentava armazenamento crítico. Os dados são da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

   Diario do Nordeste

Comentários

Patroci$type=three$hide=Varjota-post$show=entretenimento-post

Nome

Açude Araras,37,Brasil,33,ceará,17,culinária,1,Curiosidade,5,Entretenimento,1018,esporte,6,famosos,1020,Futebol,6,Mundo,12,Noticias,6,Novelas,83,Patrocínio,1,Policia,10,Politica,20,rádio,1,regional,26,tv,2,Varjota,69,vídeo,3,
ltr
item
Em Destaque, Notícias e Entretenimento: Maior adutora do Ceará que liga o Açude Araras a outros municípios volta a vazar
Maior adutora do Ceará que liga o Açude Araras a outros municípios volta a vazar
https://1.bp.blogspot.com/-3EyFA_KgsOg/WnR6lsHbHMI/AAAAAAAAJOU/b_B0VMllj140XHSvSTapAEK5gyOkJqnBQCLcBGAs/s640/1.png
https://1.bp.blogspot.com/-3EyFA_KgsOg/WnR6lsHbHMI/AAAAAAAAJOU/b_B0VMllj140XHSvSTapAEK5gyOkJqnBQCLcBGAs/s72-c/1.png
Em Destaque, Notícias e Entretenimento
https://www.varjotaemdestaque.com/2018/02/maior-adutora-do-ceara-que-liga-o-acude.html
https://www.varjotaemdestaque.com/
https://www.varjotaemdestaque.com/
https://www.varjotaemdestaque.com/2018/02/maior-adutora-do-ceara-que-liga-o-acude.html
true
1155359983811472067
UTF-8
Todas as postagens carregadas Não foram encontradas mensagens Ver mais Notícia completa aqui Resposta Cancelar resposta Delete Por: Início Páginas Postagens Ver tudo Postagens relacionadas Categoria Arquivo Procurar Todas as postagens Não foi encontrada nenhuma correspondência de postagem com sua solicitação Voltar início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Segue Para acessar essa matéria gratuitamente, siga as instruções abaixo: PASSO 1: Compartilhe no Facebook PASSO 2: Dentro do Facebook, clique no link que você compartilhou para abrir a matéria. Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar Resumo
// //