Ipu: Chuva causa deslizamento de terra e alagamentos

TV VARJOTA EM DESTAQUE - AO VIVO

Ipu: Chuva causa deslizamento de terra e alagamentos


O município de Ipu, na Região da Ibiapaba do Ceará, registrou chuva de 54 milímetros entre a manhã de quinta e as 7h desta sexta-feira (9), conforme dados parciais da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). 


As fortes chuvas dos últimos dias fizeram a Bica do Ipu ficasse bem cheia. De acordo com a Funceme, já choveu 302 milímetros na cidade esse ano.

Tanta água fez surgir várias outras cachoeiras na Serra da Ibiapaba.

Mas a chuva também trouxe transtornos. Em uma passagem molhada, ficou difícil de trafegar. A força da correnteza causa um deslizamento de terra. A previsão é de mais chuva na região durante todo o Carnaval, inclusive com possibilidade de trovoadas.

Precipitações
Choveu em 62 municípios do Ceará. Dados ainda parciais da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) apontam que os três maiores volumes ficaram acima dos 50 milímetros. Foram eles: Ipu ( 54.0 mm), Quixeramobim ( 50.0 mm) e Graça ( 50.0 mm).

Segundo o supervisor da Unidade de Tempo e Clima da Funceme, Raul Fritz, as chuvas foram provocadas pela influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é o principal sistema meteorológico atuante no período da Quadra Chuvosa, que segue até maio, assim como da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), principalmente no Cariri.
G1

Compartilhe:

Disqus Comments