Varjota: Lixão prejudica a população com fumaça tóxica

TV VARJOTA EM DESTAQUE - AO VIVO

Varjota: Lixão prejudica a população com fumaça tóxica

Varjota. Nos últimos anos a situação do lixão do município de Varjota vem se agravando.


O local que fica na localidade de Várzea da Palha, nas margens da CE, saída para Sobral, tem sido alvo de constantes queimadas que consequentemente se espalham e ficam dias e dias, deixando a Várzea da Palha coberta por fumaça tóxica e boa parte da própria cidade de Varjota.

Várias pessoas tem procurado assistência medica, devidos doenças respiratórias provocadas pelo o lixão, em longo prazo as consequências podem ser o desenvolvimento de diversos tipos de câncer. A queimada no lixão de Varjota do dia, 01/08/2016, (Fotos e vídeo) começou durante a manhã e se espalhou indo até a localidade de Cajazeiras.

Assista o vídeo do incêndio do lixão de Varjota



Lixão provoca mau cheiro e doenças aos moradores


A moradora da localidade de Várzea da Palha a senhora Maria Helena (Vídeo), disse a nossa reportagem que a situação é insuportável, tanto devido a fumaça, a grande quantidade de moscas e o mal cheio de animais mortos jogados no local. Uma filha da Dona Maria Helena precisa constantemente ser levadas ao hospital para tratamento respiratório.

Assista ao vídeo com os relatos da moradora de Várzea da Palha



Promotor de justiça de Varjota está tomando providencias sobre o lixão.


Entrevistado por nossa equipe no dia, 02/08, o promotor de justiça do município de Varjota, Dr. Gerson França, disse ter conhecido das queimadas do lixão e que já instaurou um procedimento para apurar as responsabilidades. No mesmo dia da queimada no lixão foi enviado um oficio a prefeitura de Varjota para que informe quais as providências estão sendo tomadas para identificar os responsáveis pelos os incêndios, prevenir para que não ocorra mais. O promotor Dr. Gerson França falou que o lixão vem trazendo sérios problemas de saúde para varias pessoas da cidade, e vai identificar e responsabilizar criminalmente essas pessoas que estão provocando os incêndios no lixão. Dr. Gerson França disse ainda, que o lixão vai contra a lei, que hoje o certo é o Aterro Sanitário. Existe um procedimento na promotoria de Varjota, mas que está barrando em certas quentões governamentais.

Maiores detalhes no vídeo, entrevista com o promotor.



A prefeitura de Varjota foi procurada para falar sobre a questão dos incêndios do lixão e da construção do aterro sanitário.


Nossa reportagem procurou no dia, 01/08, alguém responsável na prefeitura que falassem sobre o lixão. Fomos informados que no momento o município está sem secretário do meio ambiente, mas nesta terça-feira, 02/08, entrevistamos o ex-secretário do meio ambiente e atual secretário de cultura, que representou a prefeitura neste caso. Vilanevy Gomes, disse que desde o ano de 2010, vem tentando tomar medidas para acaba com o lixão que é o câncer que temos no nosso município. Os municípios de Varjota, Reriutaba, Pires Ferreira, Ipu e Hidrolândia no ano de 2010 iniciou um consorcio para criar o aterro sanitário, sendo que os municípios organizados teriam do estado uma parte da verba para a construção. O Aterro sanitário seria no município de Ipu, com estação no município de Pires Ferreira e um dos municípios do consorcio se responsabilizaria pela administração.

O atual governador do estado Camilo Santana, escolheu a construção de usinas de tratamento, ao invés de aterro sanitário. Os atuais prefeitos renovaram o consorcio, mas o governo do estado não cumpriu com sua parte até o momento. Segundo Vilanevy Gomes, o município solicitou a participação de Varjota no consorcio de Sobral que está mais adiantado, mas até o momento não há previsão para iniciar.

O secretário Vilanevy Gomes falou que está tomando providências para evitar as queimadas no lixão, com pessoas equipadas e capacitadas para vigiar o local, juntamente com o pro-cidadania, guarda municipal, parceria com polícia militar e ministério público.

Maiores detalhes no vídeo.


Fonte: Varjota em Destaque.com / Varjota em Alerta.com / Varjota Notícias.com

Compartilhe:

Disqus Comments